Discurso do dia de Natal do rei Charles é criticado
O rei Charles foi criticado por seu discurso no dia de Natal, que sugeriu que todas as religiões são iguais.
O discurso de Natal do monarca para a nação é uma tradição natalina anual que muitas famílias se reúnem para ouvir no grande dia.
Em seu discurso deste ano, o Rei disse: “O exemplo que Jesus nos deu é atemporal e universal. É entrar no mundo daqueles que sofrem, fazer a diferença em suas vidas e, assim, levar esperança onde há desespero.
“Como nos lembra o famoso cântico de Natal ‘Once In Royal David’s City’, ‘Nosso santo Salvador’ ‘desceu do Céu à Terra’, viveu entre ‘os pobres e os humildes’ e transformou a vida daqueles que conheceu, por meio do ‘amor redentor’ de Deus.
“Esse é o coração da história da Natividade e podemos ouvir sua batida na crença de todas as grandes religiões no amor e na misericórdia de Deus em tempos de alegria e sofrimento, nos chamando para levar luz onde há escuridão.”
O missiologista e fundador da Home for Good, Dr. Krish Kandiah, disse que, embora tenha apreciado o rei por “mostrar hospitalidade às pessoas de todas as religiões e os sem religião”, seus comentários demonstram “um mal-entendido fundamental sobre o cristianismo ou as religiões do mundo”.
“A ideia de que Deus se torna humano e então morre voluntariamente para redimir e resgatar a humanidade é exclusiva do cristianismo”, disse o Dr. Kandiah.
“Argumentar que todas as religiões são basicamente iguais é fazer uma afirmação não apoiada por um estudo sério da religião e pode ser considerada tão condescendente quanto afirmar que todos os asiáticos têm a mesma aparência.
“Sou grato pelo importante trabalho do Rei em prol do meio ambiente e seu trabalho em empoderar os jovens, mas lamento que ele esteja errado neste ponto.”
Outros críticos acusaram o rei de sincretismo e de ser um tanto simplista.
Falando na Capela do antigo Hospital Middlesex, em Londres, o Rei falou mais tarde sobre como “a diversidade de cultura, etnia e fé proporciona força, não fraqueza”.
Antes de concluir seu discurso, ele declarou: “Mais uma vez, ouvir é um tema recorrente na história da Natividade. Maria, a Mãe de Jesus, ouviu o Anjo que lhe revelou um futuro diferente e cheio de esperança para todas as pessoas. A mensagem dos Anjos aos pastores – de que deveria haver paz na Terra – de fato ecoa por todas as fés e filosofias.”
Folha Gospel com informações de The Christian Today
Fonte: Folha Gospel
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.