Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA e professor da escola dominical, morre aos 100 anos
Jimmy Carter, o 39º presidente dos Estados Unidos e batista devoto conhecido por seu trabalho de caridade e serviço de longa data como professor de escola dominical, morreu aos 100 anos.
Chip Carter, um dos filhos do ex-presidente, confirmou que seu pai morreu em sua casa em Plains, Geórgia, na tarde de domingo, informou o The Atlanta Journal-Constitution .
Nascido em 1924, Carter era natural de uma pequena cidade agrícola na Geórgia. Mais tarde, ele obteve um diploma de Bacharel em Ciências na Academia Naval dos EUA em 1946.
Carter se casou com Rosalynn Smith em 1946. Em julho, o casal comemorou seu 77º aniversário de casamento , com sua união se tornando o casamento mais longo de qualquer presidente dos EUA.
Começando na década de 1960, Carter se envolveu em política. Ele foi eleito para o Senado da Geórgia em 1962 e se tornou governador da Geórgia em 1971. Mais tarde, ele serviu como presidente de campanha do Comitê Nacional Democrata em 1974.
Em 1976, Carter se tornou o primeiro presidente batista do sul eleito dos Estados Unidos, derrotando o presidente republicano Gerald Ford por 297 a 240 pontos no colégio eleitoral, e obteve pouco mais de 2% a mais de votos populares do que seu oponente (Carter obteve mais de 40 milhões de votos e Ford recebeu mais de 39 milhões de votos).
“Conquistas significativas de política externa de sua administração incluíram os tratados do Canal do Panamá, os Acordos de Camp David, o tratado de paz entre Egito e Israel, o tratado SALT II com a União Soviética e o estabelecimento de relações diplomáticas dos EUA com a República Popular da China”, afirma a Jimmy Carter Presidential Library . Carter também recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.
“No plano interno, as conquistas da administração incluíram um programa abrangente de energia conduzido por um novo Departamento de Energia; desregulamentação em energia, transporte, comunicações e finanças; importantes programas educacionais sob um novo Departamento de Educação; e importante legislação de proteção ambiental, incluindo a Lei de Conservação de Terras de Interesse Nacional do Alasca.”
Carter serviu apenas um mandato, pois uma grave recessão econômica e questões internacionais como a Revolução Iraniana fizeram com que seus índices de aprovação caíssem.
Depois de deixar o cargo, Carter ficou conhecido por muitos esforços de caridade, incluindo décadas de voluntariado na Habitat for Humanity ao lado de sua esposa.
A partir da década de 1980, Carter foi professor regular da escola dominical na Igreja Batista Maranatha de Plains, Geórgia por cerca de 40 anos, supervisionando aulas até mesmo em 2015, enquanto lutava contra um câncer no cérebro, parando apenas em 2020 devido a outras doenças relacionadas à idade avançada e à pandemia de COVID-19.
Carter foi um batista do sul por muito tempo, mas acabou deixando a denominação em 2000 por causa da recusa em ordenar mulheres, entre outros motivos.
“Estou familiarizado com os versos que eles citaram sobre esposas sendo subjugadas aos seus maridos”, disse Carter ao Atlanta Journal-Constitution em uma entrevista na época.
“Na minha opinião, isso é uma distorção do significado das Escrituras. … Eu pessoalmente sinto que a Bíblia diz que todas as pessoas são iguais aos olhos de Deus. Eu pessoalmente sinto que as mulheres devem desempenhar um papel absolutamente igual no serviço de Cristo na igreja.”
Carter também é autor de mais de 30 livros, incluindo alguns sobre assuntos espirituais e morais, como The Blood of Abraham: Insights into the Middle East, Living Faith, Sources of Strength: Meditations on Scripture for a Living Faith, Our Endangered Values: America’s Moral Crisis, NIV Lessons from the Life Bible: Personal Reflections with Jimmy Carter, A Call to Action: Women, Religion, Violence, and Power and Faith: A Journey for All.
Veja onde comprar os livros de Jimmy Carter clicando aqui.
Carter ocasionalmente gerava controvérsias por suas opiniões sobre o Oriente Médio, sobre o cristianismo conservador e outras questões políticas e religiosas.
Em 2007, Carter publicou um livro intitulado Palestina: Paz, Não Apartheid , no qual defendia uma solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino, mas também argumentava que Israel era o principal impedimento à paz.
Vários grupos criticaram fortemente Carter por sua postura, com o grupo pró-Israel CAMERA publicando uma refutação com ensaios de vários autores argumentando que Carter estava promovendo ” distorções lamentáveis “.
Em 2015, Carter disse ao The New York Times que acreditava que se o ministério terreno de Jesus Cristo tivesse ocorrido na América moderna, ele se oporia ao aborto na maioria das circunstâncias, mas também apoiaria o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
“Nunca acreditei que Jesus seria a favor do aborto, a menos que fosse resultado de estupro ou incesto, ou se a vida da mãe estivesse em perigo”, afirmou o ex-presidente.
“É claro que Jesus nunca disse nada sobre casamento gay na Bíblia, mas acredito que ele seria favorável à união de duas pessoas que se amavam e não machucavam ninguém.”
Em fevereiro do ano passado, o Carter Center, uma organização filantrópica sediada em Atlanta, anunciou que, após “uma série de curtas internações hospitalares”, Carter “passaria o tempo restante em casa com sua família e receberia cuidados paliativos em vez de intervenção médica adicional”.
“Ele tem o apoio total de sua família e de sua equipe médica. A família Carter pede privacidade durante esse período e é grata pela preocupação demonstrada por seus muitos admiradores”, declarou o centro.
Josh Carter, um dos netos de Carter, disse à revista People em comentários em agosto de 2023 que “está claro que estamos no capítulo final” da vida de seu avô.
“Ele ainda é completamente Jimmy Carter”, explicou Josh Carter. “Ele só está cansado. Quero dizer, ele tem quase 99 anos, mas ele entende completamente [quantos votos de felicidades ele recebeu] e sentiu o amor.”
Mesmo assim, Jimmy Carter persistiu, tornando-se o primeiro presidente dos EUA a atingir 100 anos em outubro.
Folha Gospel com informações de The Christian Post
Fonte: Folha Gospel
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.