Alcobaça: CAEMA apreende armas, trabucos e uma pessoa que estava em uma área de preservação ambiental que está sendo desmatada por empresa de terraplanagem no município de Alcobaça

Na tarde deste domingo, 07 de agosto, guarnição da CIPE Mata Atlântica / CAEMA, estavam em patrulhamento no município de Alcobaça, quando foram acionados por Guardas Patrimoniais da Suzano Celulose, informando que um grupo de pessoas teriam invadido uma área de preservação ambiental da referida empresa, próximo a comunidade Pedra D’Água l, identificada pela propriedade da empresa como sendo área B1 AN04, que estaria havendo desmatamento e extração de madeiras nativa, além de terraplanagem para um desvio do Rio Alcobaça nos fundos da área, e que terias homens armados no local.

A guarnição realizou o acompanhamento da patrulha de monitoramento até a referida localidade, onde no momento da abordagem encontraram apenas um homem, identificado como, Everaldo Conceição Coelho, 37 anos, que disse aos PMs, que estava ali tomando conta do barraco e das coisas que lá encontravam-se, sendo:

02 armas tipo espingardas artesanais;

01 Garrucha artesanal;

13 Cartuchos de calibre .28;

14 Trabucos municiados;

01 Bomba D´água movida a combustível;

01 Lâmina de motosserra;

01 Bateria veicular;

01 Motocicleta modelo Honda/Pop, cor preta, placa OLA 7220, que foi identificada pelo número do chassi, pois se encontra sem placa veicular.

O conduzido, Everaldo, disse aos PMs que as ferramentas e a motocicleta apreendida, que estar no nome da determinada empresa de terraplanagem, que segundo o mesmo, é do patrão, que contratou ele, e outras pessoas para realizar os serviços necessários do seu interesse na referida área, e que o patrão mandou desmatar uma determinado ponto para um desvio captação de água do leito do Rio Alcobaça, para uma propriedade que fica próximo a área desmatada, para tal fim. Que as máquinas que estavam fazendo os serviços durante essa semana, foram retiradas provisoriamente por conta da visita dos vigilantes patrimonial da Suzano, que estiveram na localidade no decorrer da semana.

Ele disse ainda, que o patrão todos os dias vai na referida área coordenar os trabalhos, inclusive esteve neste domingo (07), no período da manhã, que área desmatada também iria virar pasto para criação de gado. Tudo isso foi relatado aos PMs que atenderam a ocorrência, e que apresentaram o conduzido na Sede da 8ª COORPIN, para o delegado de plantão, Dr. Charlton Bortolini, que após as oitivas, apreendeu todos materiais apresentados, e flagranteou o Everaldo Conceição, por posse de arma de fogo. Sendo estipulado fiança, que sendo recolhida, o mesmo irá responder em liberdade.

A nossa equipe de reportagem teve acesso a um vídeos que está circulando em redes sociais de mensagens, referente a área de preservação que estar sendo desmatada para fins de interesses. A pessoa do vídeo não foi identificada, mas mostra a área sendo desmatada, e que diz no vídeo, “Ali já foi tudo pro saco”, termo usado para referir-se ao desmatamento do local.

O inquérito policial será encaminhado para delegacia territorial do município de Alcobaça, que será investigado pelo delegado titular, Dr. Maderson Souza.

 

Reporter: Cloves Neto



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 08 de agosto de 2022



Comentários