Alcobaça: Major Barbosa Comandante da 88º CIPM foi exonerado pelo Governador Rui Costa por motivações políticas; mas o seu curriculum e sua trajetória profissional continuam intactos

Foto: Correio da Bahia
O Extremo Sul foi pego de surpresa no último sábado, dia 17 de setembro, com a exoneração do Comandante, Major PM Carlos Eduardo Barbosa da Silva, da 88º Companhia Independente da Polícia Militar (88º CIPM), que tem a competência de policiamento ostensivo e preventivo nos municípios de Alcobaça, onde fica a sede central da companhia, além dos municípios de Caravelas e Prado, que desde a data da sua nomeação em 12 de junho de 2018, quando ainda Capitão, vinha fazendo um trabalho de excelência no seu Comando, sendo comprovado através dos resultados dos seus comandados nos três municípios. Além da trajetória do oficial Barbosa, que teria chegado ao Extremo Sul Baiano no ano de 2004, para comandar a recente implantada em Teixeira de Freitas a base do 4º Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual – CIPRv, ainda como Tenente, onde fez um trabalho com grandes resultados na diminuição de acidentes, e combate aos diversos crimes que usavam as malhas viárias de acesso à área de abrangência territorial do referido pelotão, no baixo Extremo Sul.
Em 2009, o após ser graduado a Capitão, ele foi designado para o cargo de subcomandante da 44º CIPM que tem sua base na cidade de Medeiros Neto, e que sua área de competência são 5 municípios, sendo eles, Medeiros Neto; Itanhém; Vereda; Ibirapuã; e Lajedão. Já em 2012, ele foi convidado pelo então na época, Major França, para ir ser subcomandante da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA), que tem a sua cobertura nos 21 municípios do Extremo Sul, onde ficou até o ano de 2015, sendo convidado para ir junto com ainda então Major França, para assumir a mesma função no 8º Batalhão de Porto Seguro, onde mais uma vez o trabalho entre os referidos comandantes, deram ao Governo do Estado grandes resultados por conta da repreensão enérgica ao tráfico de drogas, e todos os demais crimes ligados ao mesmo, bem como, diversos outros que teriam tomando uma proporção enorme naquele território de cobertura do referido Batalhão. Quando os municípios de cobertura da 88º CIPM estavam passando por momentos difíceis por conta da briga de espaço nos referidos municípios pelo tráfico de drogas, onde uma guerra estava instalada entre grupos rivais que queriam assumir todo o tráfico daquela região de forma única e individual.

Foto: Jorge Junior
O então Capitão Barbosa, que estava prestes a ser promovida a Major, e com um curriculum e referência de alto reconhecimento, foi designado em junho de 2018, para assumir a referida unidade para dá uma resposta a sociedade com a força do Estado para com o combate aos crimes diversos, em especial ao tráfico de drogas, o que foi feito, juntamente com os seus comandados, uma tropa que abraçou o seu comandante, que logo depois foi promovido ao posto de Major. Até então, para o Senhor Governador Rui Costa, e seus correligionários estava maravilhosamente tudo muito bem. Até o Major, por ser amigo particular, e que têm uma reciproca de confiabilidade, com então agora, Tenente Coronel França, pois juntos comandaram duas unidades fundamentais da PMBA no Extremo Sul Baiano, com resultados reconhecidos inclusive pelo próprio Governador, por conta de uma foto, que o Major teria tirado em seu momento de folga, com então amigo particular, Ten. Coronel França, porém o Coronel resolveu tentar ingressar na política, disputando o pleito eleitoral para o cargo de Deputado Estadual, através de um partido que é adversário do partido do Senhor Governador, que desconsiderou toda a dedicação, afinco, e resultados dados ao seu governo, através das ações do Comando do Major Barbosa, nos municípios de Alcobaça, Caravelas e Prado, ao longo destes 4 anos.

Foto: Jorge Junior
O Comandante Major Barbosa, que tem um bom relacionamento com a sociedade, bem como, com os prefeitos e vereadores dos referidos municípios, que manifestaram as suas indignações pela atitude do Senhor Governador, no qual, temos informações que um dos prefeitos teria ligado para assessores direto da Vossa Excelência, para tentar interver ainda antes da publicação do diário oficial, no sábado (17), sendo dito para o mesmo o seguinte, “Prefeito não se envolva com essa situação, é uma questão política, e já definitiva, não se desgaste com isso, não puxe para o Senhor, o que não têm mais jeito, está decidido, o comandante escolheu o outro lado, agora arque com as consequências, pois o Governador já definiu a sua exoneração”. Disse o assessor.

Foto: Internet
O Major, por ser muito ético e profissional, não comentou sob o assunto. Já um comerciante e agropecuarista da referida região, disse a nossa reportagem: “Se o Senhor Governador, foi capaz de exonerar um Comandante, que com toda certeza, estaria entre os melhores em resultados para com o seu governo, nos 417 municípios do Estado, no que se refere à segurança pública, pois somos testemunhas e beneficiários destes resultados, imagine o que não faria com qualquer um de nós, se assim, ele pudesse, por tirarmos uma foto com um amigo candidato por um partido oposto politicamente ao seu partido e seus correligionários. Senhor Governador, o Senhor irá passar daqui 3 meses, desse poder que o Senhor exerce através do nosso voto que lhe elegeu, mas nós iremos ficar, iremos continuar sendo eleitores, e iremos lembrar dessa sua atitude em qualquer outro momento político do Senhor. Eu não poderia deixar de dizer ainda, o Major Barbosa, é um servidor de carreira, irá continuar sendo oficial até o seu posto máximo que deseja chegar, inclusive, irá continuar sendo Major, depois de Janeiro, já o Senhor, irá ser apenas Ex-Governador, e com uma referência de um político perseguidor e autoritário. Já fui seu eleitor, agora não mais”. Finalizou de forma indignado.
Repórter: Cloves Neto
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.