Caravelas: Intoxicação generalizada leva 21 alunos e três servidores de escola municipal de Caravelas para hospital; como definir tal situação que gerou um caos em Rancho Alegre
Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, 21 alunos e 03 servidores da Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, situada no distrito de Rancho Alegre, município de Caravelas – BA, foram hospitalizados com várias reações diversas, como tontura, náuseas, dificuldade respiratória, coceira e dores pelo corpo, sendo essas as queixas das vítimas ao chegarem à unidade Hospitalar UMMI e na UPA em Teixeira de Freitas. A maioria das crianças, por serem menores de 12 anos, foi encaminhada para o Hospital “Unidade Municipal Materno Infantil – UMMI” onde receberam atendimento médico pediátrico e medicação, ficando em observação.
Os alunos maiores de 12 anos, juntamente com três servidores da referida escola, foram levados para UPA, onde também receberam atendimento médico e foram medicados, ficando também em observação. Segundo informações, nenhuma das vítimas teve quadro evolutivo para pioras, que foi controlado com as medicações, os quadros clínicos das vítimas, que se mantiveram estáveis.
As informações repassadas pelos funcionários da referida Escola foram que a mesma passou por dedetização na tarde desta segunda-feira (09), e que teriam sido informados, segundo os mesmos, que o responsável pela empresa prestadora do serviço poderia retornar normalmente com as aulas na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, quando por volta das 8h30 os alunos começaram a demonstrar os referidos sintomas, e que somente quando o número de alunos que começaram a passar mal aumentou, bem como os servidores, que aí houve uma mobilização para conduzirem os mesmos para receptivas unidades de saúde na cidade de Teixeira de Freitas. O prefeito Silvio Ramalho se manifestou em determinada emissora de Rádio Regional, que disse: “Já suspendemos as aulas na escola do ocorrido, que deverá retornar apenas na quinta-feira ou sexta-feira dessa semana em curso, o que ainda será avaliado. Vamos colocar as nossas equipes de saúde para acompanhar as vítimas após elas receberem alta médica. E quero agradecer ao Prefeito de Teixeira de Freitas por ter recebido os nossos alunos e servidores no atendimento de pronto atendimento das referidas unidades hospitalares, onde todos foram muito bem atendidos e medicados”. Disse o prefeito.
As mães e pais dos alunos se manifestaram de forma indignada com tal situação que colocou em risco a saúde e a vida dos seus filhos menores de idade, momento em que uma (Mãe) disse à nossa equipe de reportagem: “Todos nós, mães e pais, entramos em desespero quando ficamos sabendo que os nossos filhos estavam passando mal por conta do veneno aplicado na escola, total falta de responsabilidade e preocupação do que poderia acontecer com os nossos filhos, que poderiam ter morrido se houvesse algum deles com um grau maior de alergia. Merecemos uma explicação e não de justificativas, quem foi o responsável por isso, e o que irão fazer a respeito, por que somente agora irão suspender as aulas na escola, por que não fizeram isso antes de colocar a vida dos nossos filhos em risco. E se fossem os filhos deles, que na maioria estudam em escolas particulares, o que eles não iriam fazer? Até processar a escola eles iriam, mas conosco, que somos pessoas de origem humilde, ficam tentando apenas justificar, isso é um absurdo, merecemos respeito, estamos falando de crianças que poderiam ter morrido, o que graças a Deus não aconteceu”. Desabafou a mãe, chorando de revoltada com tal situação.
Netinhonews/Redação
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.