Criminoso considerado o nº 02 do Comando Vermelho da Bahia, Morre em confronto com policiais da RONDESP/Atlântico e Apolo
Na tarde desta última quarta-feira, 17 de agosto, após informações do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), repassada para unidade de Ronda Especiais RONDESP/Atlântico, que o traficante considerado o nº 02 da hierarquia do Comando Vermelho – CV na Bahia, e o homem que mandava em toda área territorial do Nordeste de Amaralina, Leandro Meira Cerqueira, vulgo “Leandro P”, estaria em deslocamento pela BR 101, com armas e drogas, em um veículo, e que iria passar pela altura de Humildes, distrito do município de Feira de Santana, que fica a 100 km de Salvador. Momento que as guarnições da RONDESP/Atlântica, em apoio de outras guarnições da Operação Apolo, realizaram um bloqueio em um ponto estratégico na referida rodovia, quando os criminosos foram surpreendidos pelos PMs, com ordem de parada, que inicialmente não foi obedecido, o criminoso que estava na companhia de um comparsa, não tiveram o que fazer, pois ficaram secados, quando o “Leandro P”, desceu do veículo, de posse de um fuzil modelo M4 5.56, e o seu comparsa que não teve o nome divulgado, teria também descido do veículo com uma arma tipo pistola modelo Taurus, calibre .380, ambos atirando contra os policiais, que revidou à injusta agressão.
Ao final da intensa troca de tiros, os militares encontraram os dois criminosos caídos ao solo, quando foram pegos colocados nas viaturas, que deslocaram com brevidade para a unidade hospitalar mais próxima, sendo na cidade de Feira de Santana, Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde deram entrada, mas não resistiram e foram a óbitos. A Secretaria de Segurança Pública do Estado, considerava o “Leandro P”, como o segundo do Comando Vermelho de todo Estado, onde eles tem ramificações, sendo essa uma grande perca para a pirâmide de hierarquia da facção, que tem como o líder Josevaldo Bandeira, o “Val Bandeira”, considerado o atual chefe do Comando Vermelho na Bahia.
As informações dão conta ainda que o Comando Geral da Polícia Militar, recebeu determinação do Secretário de Segurança, que reforçasse o policiamento em toda região do Nordeste de Amaralina, dando apoio assim, à 40ª CIPM que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo daquela região, para prevenção de qualquer tipo de retaliação da liderança do Comando Vermelho, já que essa era a área de atuação e a base do “Leandro P”, onde ele teria uma grande proteção de soldados do crime organizado.
Ficha Criminal:
O Leandro Meira Cerqueira, vulgo “Leandro P”, tinha em sua longa ficha criminal a morte de um policial, o PM Diego Márcio Tavares de Oliveira, que foi assassinado após ser reconhecido pelo o Leandro P e seus comparsas, quando estava de folga, sendo executado pelo criminosos, tendo o seu corpo jogado após ser morto, na área de Piatã.
em 2014. Na ocasião, o militar, que morava na região do Boqueirão, no Nordeste de Amaralina, andava pela localidade quando foi identificado por traficantes e morto a tiros. Ele teve seu corpo levado e desovado na região da avenida Orlando Gomes, na região de Piatã. O traficante era acusado de diversos crimes de homicídios na própria área onde morava, e de ordenar a morte de vários desafetos de outras facções na região metropolitana da Capital.
Repórter: Cloves Neto
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.