Feeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da Bahia


Feeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da BahiaFeeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da Bahia
Fotos: Memo Soul

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) foi palco, nesta quarta-feira (4), para a sessão de posse da Coordenação do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), no biênio 2024/2026. O evento, realizado em formato híbrido, contou com a presença da secretária da Educação, professora Rowenna Brito, que abriu a solenidade destacando a relevância do fórum como espaço estratégico para a construção de políticas educacionais democráticas e inclusivas. Representantes do pleno, como organizações, movimentos sociais, sindicatos, associações do segmento educacional baiano e o professor Luiz Fernandes Dourado, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e membro do Fórum Nacional de Educação (FNE), também prestigiaram a cerimônia.

Feeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da BahiaFeeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da Bahia

O evento marcou o início de um novo ciclo de articulações em defesa de uma escola pública democrática, popular e comprometida com a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável do Estado. A secretária Rowenna Brito reafirmou o compromisso do governo estadual com a valorização da educação pública, destacando as iniciativas integradas entre a SEC, os conselhos municipais, as universidades e os fóruns locais para fortalecer a educação como um direito social. “Este fórum é um espaço muito importante, um ambiente democrático com composição diversa e representatividade, para ajudar a pensar, defender e construir uma educação na Bahia cada vez mais inclusiva”, afirmou.

A nova coordenação, eleita por unanimidade, é liderada pelo professor João Danilo Batista, titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e diretor estadual da Anpae Bahia, no cargo de coordenador, e pela professora Talamira Taíta de Brito, titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), como vice-coordenadora. Representando a chapa Consolidação dos Órgãos da Gestão Democrática em Rede, ambos assumiram o compromisso de fortalecer a gestão democrática e consolidar uma escola pública inclusiva e cidadã. Durante seu discurso, João Danilo enfatizou a importância da unidade entre poder público, sociedade civil e movimentos sociais no avanço das pautas educacionais no Estado.

“Na Bahia, conjugam-se a iniciativa da sociedade civil organizada e, sobretudo, a adoção pelo poder público, em especial pelo Governo da Bahia, do entendimento de que é preciso governar ouvindo os diferentes setores. É uma conquista histórica para o povo baiano. A Educação tem um papel fundamental na construção do tecido social que envolve diferentes aspectos da nossa cultura, identidade, soberania e desenvolvimento”, ressaltou Danilo.

O presidente da Anpae e membro do FNE ressaltou a relevância do governo do campo democrático popular na promoção de políticas de democratização do acesso à educação. “Observamos que, na Bahia, há uma preocupação com infraestrutura, com escolas potentes, assim como com a valorização dos profissionais da Educação. Se pensarmos em políticas públicas mais orgânicas para este segmento, o fórum é um parceiro nesta construção como espaço de discussão, proposição de políticas e avaliação”, destacou.

Encerrando as atividades, às 10h30, foi realizada a 1ª Reunião Extraordinária do Feeba de dezembro. Entre as pautas discutidas, estiveram as deliberações da reunião do Sistemas de Ensino (Sase/MEC), em Fortaleza, análises do Projeto de Lei n° 2.614 e estratégias para 2024.

 

Fonte: Educação – Jornal OSollo



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 27 de dezembro de 2024



Comentários