Hospital Regional implanta usina de oxigênio própria, garantindo mais segurança e eficiência no atendimento
O Hospital Regional da Chapada (HRC), referência no atendimento para Seabra e mais 11 municípios da Chapada Diamantina, deu um importante passo para a melhoria da qualidade do serviço ofertado com a instalação de uma usina de oxigênio própria. A iniciativa visa aumentar a segurança no fornecimento de oxigênio aos pacientes e garantir maior confiabilidade, principalmente considerando a distância dos grandes centros urbanos e a logística complexa envolvida na distribuição do insumo vital.
O Diretor Administrativo do HRC, Alessander Rodrigues destaca que a usina representa um importante marco na história da unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed.
“Nossa grande preocupação sempre foi a distância de grandes centros onde os recursos são mais acessíveis. Por isso, buscamos alternativas para melhorar o fornecimento de oxigênio de forma mais segura e eficiente. As usinas de oxigênio são uma dessas alternativas, permitindo que o oxigênio seja produzido diretamente no hospital, com uma pureza de aproximadamente 95%”, explica Alessander.
Segurança e confiabilidade
A instalação da usina de oxigênio traz, de forma direta, benefícios significativos tanto para os pacientes quanto para a gestão do hospital. O oxigênio produzido na própria unidade hospitalar é continuamente fornecido sem interrupções, trazendo mais segurança e tranquilidade para a equipe médica e para os pacientes, especialmente em situações de emergência.
“Com a usina, o fornecimento de oxigênio se torna mais confiável e estável. As usinas operam com compressores que garantem que a rede de oxigênio esteja sempre pressurizada de maneira homogênea, evitando problemas como a baixa de pressão. Dessa forma, o hospital consegue operar de forma mais eficiente e contínua, sem os riscos associados à variabilidade do fornecimento externo”, completa o diretor.
Humanização e eficiência no atendimento
Inaugurado em 2017 pelo Governo do Estado, o HRC possui 96 leitos, sendo 10 de UTI. A unidade é referência para os municípios da região, ofertando atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros serviços. Com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), o HRC possui atendimento médico em diversas especialidades, tais como traumato-ortopedia, psiquiatria, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.
Ascom do Hospital da Chapada
Fonte: Sesab
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.