Incêndio de grande proporção queima parte de área de preservação no Bairro Colina Verde, em Teixeira de Freitas; Corpo de Bombeiros Militar controla o fogo que preocupou os moradores
Moradores do Bairro Colina Verde, que fica próximo à Avenida Adonias Filho, acionaram a Central do Corpo de Bombeiros/193 no início da noite deste domingo, 29 de dezembro, após focos de fogo terem tomado grande proporção na área de preservação ambiental na referida localidade. A Central do 18ª Batalhão de Bombeiros Militar designou todo o efetivo de plantão para o local, com os caminhões de combate a incêndios, que, com as técnicas apropriadas, conseguiram controlar e posteriormente apagar o incêndio, que chegou a queimar uma grande parte da vegetação.
Os técnicos da secretaria de meio ambiente estão realizando vistorias no local, para poder identificar se o incêndio pode ter sido criminoso ou não. As autoridades pedem para quem tiver alguma informação, ou que venha presenciar possível ação criminosa, que ligue de forma anônima para a Central do CICOM/190, passando as informações que possam chegar até o autor (s).
Com a chegada do verão, a combinação de altas temperaturas, baixa umidade e ventos intensos aumenta o risco de incêndios em áreas urbanas e rurais. Em Teixeira de Freitas e na região do Extremo Sul da Bahia, é fundamental que a população adote medidas preventivas para evitar prejuízos ambientais, materiais e até riscos à vida.
Dicas para prevenir focos de incêndio:
Não realize queimadas para limpeza de terrenos ou resíduos, prática comum em áreas rurais e urbanas. Além de ser perigoso, é ilegal e pode gerar prisão em flagrante, processos criminais e multas.
Nunca jogue lixo, como bitucas de cigarro, materiais de vidro ou qualquer objeto inflamável, em áreas de urbanização. Esses itens podem iniciar incêndios quando expostos ao calor do sol.
Mantenha terrenos baldios, pastagens e quintais limpos, sem acúmulo de folhas secas ou materiais inflamáveis. Isso reduz significativamente o risco de propagação do fogo.
Durante passeios em locais ao ar livre, como parques, trilhas ou áreas de acampamento, evite fazer fogueiras. Caso seja necessário, certifique-se de apagá-los completamente antes de deixar o local.
Os incêndios causam destruição de flora e fauna, comprometendo o equilíbrio ambiental de áreas importantes do Extremo Sul, conhecidas por sua biodiversidade. Além disso, a fumaça gerada pode agravar problemas de saúde em crianças, idosos e pessoas com doenças pulmonares.
As autoridades de Teixeira de Freitas e cidades vizinhas estão em alerta durante o período de verão, realizando campanhas de conscientização e monitoramento de áreas vulneráveis a incêndios. A população é encorajada a colaborar com as iniciativas e relatar situações suspeitas, pois é uma situação de responsabilidade coletiva de todos.
Netinhonews/Cloves Neto
Vídeo e Foto: Redes Sociais
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.