Indígenas são baleados na Aldeia Kaí, no interior do município do Prado; autores conseguem fugir para área de mata e Forças Policiais são acionadas

A Central do CICOM/190 (Costa das Baleias) foi acionada na noite desta quarta-feira, 01 de outubro, bem como a Central do SAMU/192, informando de disparos de arma de fogo, e que dois indígenas da etnia Pataxó que estavam na Aldeia Kaí, situada próxima ao distrito de Cumuruxatiba no município do Prado (BA), identificados como pelos prenomes “Ricardo Choha e Paulo”, que foram socorridos por um veículo particular, que durante o trajeto para a unidade de atendimento de urgência (UPA) na sede do referido município, quando uma equipe do SAMU que teria se deslocado para prestação de socorro, encontraram com o referido veículo ainda no trajeto, momento que foram transferidos para a ambulância, recebendo os primeiros atendimentos.

Ao chegarem à UPA, eles receberam atendimento médico, que, após os primeiros procedimentos médicos, foram transferidos para o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) em Teixeira de Freitas, onde passaram por atendimento especializado e exames complementares na região dos ferimentos, sendo que uma das vítimas foi atingida no ombro e a segunda com estilhaços na região do rosto (testa). Segundo informações, eles foram liberados durante a madrugada da quinta-feira (02). Já a Polícia Militar através de guarnições da 88ª CIPM, foi impedida de chegar à Aldeia Kaí devido à realização de um bloqueio na estrada vicinal que dá acesso a ela, feito pelos indígenas. Com a chegada das guarnições da Força Nacional, foi possível realizar a passagem delas, que foram em busca de informações do fato ocorrido, sendo informadas de que os autores, sendo pelo menos dois homens, teriam corrido para dentro da área de mata, e que logo depois foram vistos dois veículos realizando o resgate dos dois, tomando destino ignorado, sendo o que foi relatado pelos índios da referida Aldeia.

A Polícia Civil registrou a dupla tentativa de homicídio, que ainda não teve a motivação elucidada, que pode estar relacionada aos conflitos agrários naquela região. Caso tenha indícios de relação com as disputas de terras, crime será investigado pela Polícia Federal, sendo de sua competência.
Netinhonews/Cloves Neto
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.

