Líder de facção do Primeiro Comando de Eunápolis é resgatado juntamente com outros 15 comparsas no Presídio de Eunápolis; 8 criminosos realizaram a invasão e o resgate

A Central do CICOM/190 foi acionada no início da madrugada desta sexta-feira, por volta das 00h10, por prepostos do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE), informando que a unidade estava sendo invadida por criminosos fortemente armados. A Central comunicou as guarnições ordinárias da 7ª CIPM, situada na referida cidade, e solicitou apoio das unidades especializadas CIPE-Mata Atlântica (CAEMA), RONDESP-Extremo Sul e CIPPA-Ambiental. Apesar da rápida mobilização de deslocamento, os criminosos já haviam fugido antes da chegada das forças policiais.

Em uma ação rápida e ousada e planejada, realizaram a contensão e invasão a entrada na unidade prisional, o resultou no resgate de 16 detentos alojados em duas celas. Tendo como principal resgate o chefe da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), identificado como Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dadá”.

Dinâmica do resgate:

Segundo informações iniciais, um grupo de crime composto por pelo menos 8 homens fortemente armados atacou uma unidade prisional com armas longas, como fuzis, disparando contra muralhas e as torres de monitoramento. Isso inibiu o possível avanço da segurança, no qual parte do grupo conseguiu acessar a área interna da unidade, escalando a parede de contenção e cortando a cerca metálica com uma “corta-frio”, além de alcançarem uma das torres próximas ao pavilhão B, onde estavam os detentos a serem resgatados, conseguindo assim, fazer a intervenção do alto, mantendo os seguranças encurralados.

Os criminosos garantiram a segurança da operação com suporte externo armado, enquanto os presos usavam uma “Teresa” (corda feita de tecidos amarrados) para sair do pavilhão. Durante a fuga, os invasores mataram um dos cães de guarda que tentaram impedir a passagem dos criminosos na fuga, quando um deles deixou para trás um fuzil de fabricação americana, calibre 5.56, com dois carregadores municiados contendo 57 cartuchos intactos, que foi apreendido por policiais da CAEMA.

Lista de fugitivos:

01 – Ednaldo Pereira Souza (Dadá), líder do PCE;
02 – Sirlon Risério Dias Silva;
03 – Mateus de Amaral Oliveira;
04 – Geifson de Jesus Souza;
05 – Anderson de Oliveira Lima;
06 – Altieri Amaral de Araújo;
07 – Anailton Souza Santos;
08 – Fernandes Pereira Queiroz;

09 – Giliard da Silva Moura;
10 – Rubens Lourenço dos Santos;
11 – Valtinei dos Santos Lima;
12 – Romildo Pereira dos Santos;
13 – Thiago Almeida Ribeiro;
14 – Idário Silva Dias;
15 – Isaac Silva Ferreira;
16 – William Ferreira Miranda.

Dificuldades para as forças policiais:

Durante a fuga, os criminosos espalharam “Miguelito” (armadilhas com pregos entrelaçados) nos acessos ao presídio, dificultando a chegada das guarnições. Os fugitivos provavelmente escaparam em veículos previamente preparados e, possivelmente, alguns fugiram a pé. As forças militares realizaram buscas em áreas de vegetação próximas ao conjunto penal, mas até o momento não houve sucesso na captura.

Investigações e medidas adotadas:

A SEAP informou que a unidade prisional é administrada por um agente da Polícia Penal de carreira, enquanto a segurança operacional é gerida pela empresa Reviver. A Polícia Civil investigará todas as hipóteses, incluindo possíveis colaborações internas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizará perícias para identificar falhas de segurança e reconstruir os detalhes da operação criminosa.

O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, determinou a mobilização total das forças policiais, com apoio da Polícia Civil e Militar. O comandante geral da PMBA, Coronel Coutinho, delegou uma missão ao Coronel Paraíso, responsável pelo CPR-Extremo Sul, que já está coordenando as buscas em Eunápolis.

Denúncias:
Qualquer informação que ajude na captura de fugitivos ou criminosos que invadiram a unidade pode ser repassada anonimamente pelos números 190 ou 197. Os indivíduos são de alta periculosidade e fortemente armados.

 

 

 

Netinhonews/Cloves Neto



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 13 de dezembro de 2024



Comentários