PC/Eunápolis: Um suspeito é preso e outro morre em confronto durante ação de Policiais Civis; ambos participaram da fuga do presídio
Após a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal (Presídio) de Eunápolis (BA), na madrugada desta sexta-feira, 13 de dezembro, Policiais Civis da 23ª COORPIN iniciaram as investigações logo nas primeiras horas da manhã. Informações apontaram possíveis suspeitos envolvidos na execução da fuga.
Os policiais se deslocaram inicialmente para o endereço do primeiro denunciado, identificado como “Jaione Santos de Souza”, de 33 anos, que ao chegarem no local perceberam que um suspeito correu para os fundos do imóvel, quando os investigadores se aproximaram, foram recebidos com disparos de arma de fogo, que em resposta à agressão, os policiais reagiram e, após o cessar dos disparos, encontraram o suspeito caído ao chão, com um revólver ao lado, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital Geral de Eunápolis (HGE), onde seu óbito foi confirmado. No imóvel, foram encontrados 15 cartuchos de fuzil calibre 7.62, o mesmo calibre utilizado na fuga dos detentos, o que possivelmente conecta o resistente à ação criminosa, de forma direta ou indireta.
O segundo suspeito foi preso no final da manhã do mesmo dia, após a Polícia Civil receber informações sobre sua localização, ele teria participado do resgate do líder da facção PCE conhecido como “Dadá” e seus comparsas. Os policiais se deslocaram à residência indicada, onde o suspeito tentou fugir para uma casa vizinha, mas foi contido e preso.
Ao retornarem ao imóvel onde ele estava, os policiais encontraram um fuzil calibre 7,62; 10 carregadores do mesmo calibre com munições; uma granada; um colete balístico; seis conjuntos de roupas camufladas; duas rádios comunicadoras; três celulares; uma balança de precisão; e um veículo Jeep Renegade, de cor preta, utilizado no apoio à fuga dos detentos. O suspeito, cujo nome não foi divulgado, foi conduzido à delegação territorial, onde confessou ter participado da ação e afirmou que receberia R$ 5 mil pela sua participação, e relatou ainda que os materiais apreendidos seriam devolvidos aos líderes da facção após o pagamento do valor combinado. No entanto, o detido não revelou a identidade das outras pessoas envolvidas no resgate dos foragidos.
Netinonews/Cloves Neto
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.