Policiais Civis do GATTI-ES cumprem mandados de prisão e busca e apreensão em celas do Presídio de Teixeira de Freitas; alvos foram lideranças de organização criminosa ligada ao tráfico de drogas

A Polícia Civil, por meio da direção do DIRPIN SUL e da coordenadoria da 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas (BA), concluiu na última sexta-feira (06) uma etapa significativa das ações de repressão qualificada à criminalidade violenta na região, com foco na neutralização de lideranças de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas em Teixeira e região, que mesmo custodiadas, comandavam atividades criminosas a partir do interior do Sistema Prisional (CPTF).
Em ação conjunta dos Policiais Civis do GATTI-ES com o apoio dos Policiais Penais do CPTF (Presídio), foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três celas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), com base em investigações que indicavam a atuação direta de detentos como mandantes de homicídios e outros crimes graves, inclusive em disputas territoriais relacionadas ao tráfico de drogas.

Investigados como alvos da operação:
• Mateus Tarso Costa Silva, vulgo “Tabuada” ou “Cherokee Bill”
• Elizaque Novais Silva, conhecido como “Rabicó”
• Roney Lima de Oliveira
Os três custodiados foram colocados em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD – Isolamento) em cumprimento de decisão judicial que determina transferência para unidade estadual apta à custódia nesse regime em Serrinha (BA).
Durante a operação, foram apreendidos os seguintes materiais ilícitos:
• 03 aparelhos celulares
• 135g de maconha
• cadernos com anotações do tráfico de drogas
• 02 dichavadores utilizados para preparo de entorpecentes;
• R$ 122,00 em espécie.

Os aparelhos celulares passarão agora por análise a fim de coletar mais provas da participação dessas lideranças em crimes ocorridos fora e dentro do sistema prisional. A Polícia Penal participou da ação, tanto com informações de inteligência, quanto na operação tática nas dependências internas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
A ação marca a conclusão desse ciclo de investigações e operações do DIRPN SUL e da 8ª COORPIN desenvolvidas no mês de janeiro até a presente data, período em que foram realizadas prisões qualificadas, apreensões de armas, drogas, veículos e cumprimento de ordens judiciais em diversos municípios do Extremo Sul baiano. As ações previstas no planejamento investigativo operacional com a supervisão da DIRPIN SUL totalizaram 15 investigados presos; 07 apreensões de armas de fogo; 04 veículos apreendidos/recuperados; 03 Internos do CPTF transferidos para RDD; 1,9 kg de drogas apreendidas; ossada humana localizada, que possivelmente seria da vítima de sequestro e execução “Geovana Lina Costa”, desaparecida desde 03/04/2025.

O trabalho de repressão qualificada reflete inclusive na redução de CVLIS na área de atuação da 8ª COORPIN/Teixeira de Freitas, que compete aos 13 municípios da Região da Costa das Baleias no Extremo Sul da Bahia.
Números comparativos de CVLI (homicídios) dos períodos de 01/01/2025 a 08/02/2025 com o mesmo período neste ano de 2026
* Total de 2025: 32 CVLI’s
* Total de 2026: 22 CVLI’s
* Redução: -31.3%
As forças policiais da região seguem mobilizadas no enfrentamento às organizações criminosas, com o objetivo de neutralizar lideranças, desarticular redes e garantir segurança à população, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade à disputa por território do tráfico. A integração com a Polícia Militar, DPT, CICOM, Polícia Penal, Ministério Público e Justiça Criminal é fator positivo na redução dos dados estatísticos criminais.
Netinhonews: Redação
Fonte: Coord./8ª COORPIN
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.

