Prefeitura de Itamaraju realiza a 11ª Conferencia de Assistência Social, reconstrução do SUAS

A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Assistência Social, realiza em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência de assistência social é instância que têm por atribuição a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
É um espaço de caráter deliberativo que permiti o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários é fundamental para debater o que está funcionando e o que precisa melhorar.
Estiveram presentes o prefeito Dr. Marcelo Angênica, a Secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Angênica, representantes da sociedade civil, entidades não governamentais, Secretários, vereadores e profissionais de saúde. Na oportunidade discutiram e avaliaram as políticas públicas de Assistência Social. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 03/08, no auditório da Maçonaria templo de Salomão. A 11ª Conferencia de Assistência Social, trousse como tema deste ano, a Reconstrução do SUAS, “o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
O Prefeito Dr. Marcelo Angênica, aborda o tema da Conferencia e explica a importância das políticas sociais “garantir os direitos de uma população vulnerável, que muitas vezes não tem ciência de que possua direitos, é um desafio”.
Para o coordenador Estadual do Programa Bolsa Família, Jamilton Fernandes, falar da importância da Conferencia municipal de Assistência Social é salutar para o fortalecimento voltadas para esse setor. “A gente precisa entender que esse sistema é o que está mais próximo da população. Porque sabemos que viver sem o mínimo de dignidade, fere toda uma sociedade. Enquanto existir vulnerabilidade social é preciso ter um Estado garantidor”, esclarece Jamilton Fernandes.
O Presidente Municipal do Conselho de Assistência Social, Paulinelli Santhiago, explica que a Conferencia tem um objetivo claro que é “ a população precisa nos ajudar a fazer a política de assistência social. Isso porque eles são os beneficiários e sabe muito bem o que avançou e o que precisa melhorar. Nós estamos aqui para ouvir os anseios da população. É preciso envolvimento de todos. Tentamos atender a todos nas suas necessidades”.
Programas, projetos e benefícios, com demais políticas setoriais, que a Conferencia resultem em Proteção Social integral aos cidadãos, por meio de construção de uma rede que garanta acesso à direitos e serviços públicos com elencado na Constituição Federal.
Netinhonews/Redação
Fonte: Site/PMI
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.
