Saúde de Mucuri recebe mais obras: Construção da unidade de saúde do CAPS vai ampliar o número de atendimentos no município

A Prefeitura Municipal de Mucuri avança com as obras de construção da sede própria da unidade do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, sendo erguida ao lado da ESF e do CRAS na Rua Principal de acesso ao bairro Jardim Califórnia, na zona oeste da cidade de Mucuri. O Centro de Atenção Psicossocial é uma instituição brasileira de atenção especializada em saúde com métodos para cuidar de afecções psiquiátricas, criada em 2002 pelo Ministério da Saúde em substituição aos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios ou manicômios, cujo objetivo é promover o tratamento de pacientes portadores de sofrimento mental grave e persistente.

O Centro de Atenção Psicossocial de Mucuri está sendo construído pela Prefeitura Municipal por meio de um convênio com o Ministério da Saúde com verbas do Governo Federal através da Caixa, cujo investimento é na ordem de R$ 1.198.141,57. O CAPS possui serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial, a finalidade da unidade é aumentar a assistência aos portadores de sofrimentos mentais, diminuindo as internações psiquiátricas fora do Município de Mucuri.


O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), esclarece que numa unidade do CAPS atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, serviços de atendimento multiprofissional, hospitalidade diurna, entre outros. No prédio próprio da unidade de atenção especializada em saúde estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 1.198.141,57 e a empresa executora é a Construtora Farol do Monte.


“O CAPS é um serviço de portas abertas e está destinado a todos aqueles que, de alguma forma, convivem com o vício. O acesso do paciente ao CAPS pode acontecer de forma espontânea ou através de encaminhamento das Unidades de Saúde. Depois do primeiro acolhimento, que se dá por consulta individual realizada por profissionais capacitados, um plano de tratamento é elaborado de acordo com a necessidade do usuário. Na nossa unidade Mucuri, vamos ter Médico Psiquiatra, Psicóloga, Enfermeira, Assistente Social, Técnica de Enfermagem e profissionais que auxiliam o acompanhamento, que inclusive, a participação familiar e comunitária é primordial durante o tratamento dos pacientes. A conquista desse novo espaço é um marco para o serviço da saúde mental de qualidade em Mucuri”, explicou o prefeito Robertinho.


Para o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri, a cidade de Mucuri está ganhando um importante reforço para a garantia de uma vida mental saudável para a comunidade. “O prédio da unidade contará com recepção, quatro salas de atendimentos médicos, salas para atividade coletiva, leitos femininos e masculinos, refeitório, área verde para socialização dos pacientes, três banheiros, sala de reunião, sala de multimídia, cozinha, banheiro externo e outros preceitos. A chegada da sede própria do CAPS é mais um avanço que acontece na área da saúde municipal, para que o CAPS funcione de forma harmônica e que todos tenham um atendimento humanizado e de qualidade. Este novo momento para o município demonstra o compromisso do prefeito Robertinho com o povo de nosso município”, acrescentou o secretário Fernando Jardim.

 

Netinhonews

Fonte: Ascom/PMM



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 24 de novembro de 2022



Comentários