Tragédia: Pedreiro morre com descarga elétrica após atingir rede de alta-tensão da Coelba com armação de ferro em laje de construção em Teixeira de Freitas

As Centrais do Corpo de Bombeiros Militar (193) e do SAMU (182) foram acionadas por moradores da Rua Classe Lispector, no Bairro Colina Verde, na cidade de Teixeira de Freitas (BA) nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 09 de outubro, informando de um acidente de trabalho, no qual um trabalhador da construção civil (pedreiro) que estaria trabalhando em uma construção de um imóvel com elevação de dois andares, teria atingido com uma armação de ferro, a rede de alta-tensão da Coelba que estava muito próximo à estrutura em construção, o que teria jogado ele ao meio da laje já desacordado. O Corpo de Bombeiros e o SAMU deslocaram equipes para o local, que ao chegarem dois profissionais da área de enfermagem da unidade de saúde básica do Bairro, já estavam realizando os procedimentos de tentativa de reanimação da vítima, que foi identificado como “Silvano Souza Santos”, 48 anos, porém sem êxito, sendo constatado o seu óbito.

A Central do CICOM/190 foi informada e, em resposta, determinou o deslocamento da guarnição do 1º Pelotão da 87ª CIPM para o local, além de informar a equipe do delegado de plantão da delegacia territorial, Dr. Maderson Souza. Maderson Souza, que se deslocou juntamente com uma equipe de peritos do plantão do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização de levantamento cadavérico e perícia de local de acidente, sendo realizados os trabalhos, que logo depois, foi autorizado à remoção do corpo para o IML, no qual teve um trabalho bastante minucioso para a descida do corpo da referida laje, pois a construção ainda não havia escada de acesso, tendo que ser improvisado pelo Corpo de Bombeiros que teve a ajuda dos servidores públicos do DPT. O corpo do trabalhador “Silvano Souza”, após passar por exame de necropsia, foi liberado para os familiares realizarem os procedimentos fúnebres.

No local foi constatado que o profissional não usava nenhum tipo de material de IPI para esse tipo de atividade, o que poderia ter salvado a vida do trabalhador, caso tivesse usado. O acidente será apurado pelo delegado titular da delegacia territorial, Dr. Gilmar Prates, que irá apurar todas as circunstâncias do acidente, mas também a documentação obrigatória para a construção de um prédio com a estrutura para dois pavimentos, como também o cumprimento da obrigatoriedade dos equipamentos de segurança para o exercício das atividades dos profissionais contratados para realizarem a referida obra pelo contratante.

Destacamos a importância da fiscalização dos órgãos competentes, tanto do âmbito do município quanto do CREA/BA, para realização de obras na cidade, o que pode causar tragédias como essa, ou até mesmo outras muito piores, já que não há o acompanhamento de um profissional responsável pelas obras em construção (engenheiro civil) e das precauções de segurança para evitar possíveis acidentes.

 

Netinhonews/Cloves Neto



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 10 de outubro de 2025



Comentários