Você conhece o Grupo de Pessoas com Deficiência de Teixeira de Freitas?

Trata-se de um grupo de pessoas com deficiências diversas: congênitas, sequelas diversas, vítimas de acidentes, etc. Porém, é bem mais do que isso e quem nos ajuda a apresentar o Grude é sua presidente, Martha Cristina, mas a chamaremos, simplesmente, de Marthinha.

Ela se apresenta como pedagoga, bacharel em direito, pós-graduada em docência do ensino superior e em direito do trabalho. É mãe e casada há 28 anos. Natural de Belo Horizonte – MG e sou domiciliada em Teixeira de Freitas há 7 anos.

Marthinha teve poliomelite (ou a famosa paralisia infantil) quando tinha 1 ano e meio de idade, crescendo na condição de pessoa com deficiência.

Ao terminar o bacharelado em direito, me senti meio que na obrigação de sair da minha zona de conforto e trazer a verdadeira realidade, das necessidades de cada pessoa com deficiência, suas necessidades, necessidades reais, suas demandas e as demandas de seus “cuidadores” (pais, responsáveis, esposas, maridos, e filhos)“, conta Martinha.

A líder se colocou como sendo um elo, entre estas pessoas e o poder público, legislativo, executivo e o comércio da cidade, para tentar amenizar suas dificuldades dentro do possível.

Diante da tantas dificuldades e de conhecer tantas pessoas com problemas maiores que os meus, resolvi me colocar à disposição da sociedade e dos meus pares para que nossa vida possa ser melhorada e suavizada“, e assim tem feito.

Diante de tanta diversidade de corpos e necessidades e sentido de perto a falta de acessibilidade, a falta de mobilidade no trânsito, a falta da inclusão ser de fato eficiente e de maneira menos “forçada”, o grupo propõe um trabalho de conscientização da população teixeirense, no que tange a esses aspectos.

Recentemente, o Grude obteve uma conquista importante: ser reconhecido como Associação Brasileira de Acessibilidade e Inclusão Social, a Abraceis.



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 08 de abril de 2022



Comentários