Ação Conjunta das Forças Policiais do Espírito Santo e da Bahia localiza corpo do Sargento “Assis Reis” da PMBA e prende dois suspeitos

Chega ao final das buscas pelo Sargento da reserva da PMBA “Francisco de Assis Pereira dos Santos”, conhecido como “Sargento Assis”, morador da cidade de Teixeira de Freitas (BA), que estava desaparecido desde a última sexta-feira (24), quando foi visto pela última vez por vizinhos. Sendo percebida a sua falta no domingo (26), por amigos que teriam contato diariamente com ele e que não conseguiram falar com ele no período de mais de 36 horas, o que chamou atenção para que eles fossem em sua residência, onde foram encontrados pertences pessoais, seus documentos, celular e a televisão ligada, o que demonstrou logo de início que ele teria sido levado por alguém, e possivelmente contra a sua vontade, já que seus pertences teriam ficado dentro do imóvel, e não haveria registro de atendimento por parte do SAMU, além de relatos de vizinhos que não teriam visto e nem ouvido nada.

O seu desaparecimento foi registrado na delegacia territorial, no domingo (26), por amigos de farda, já que ele não teria familiares em Teixeira de Freitas, ele que seria natural de Salvador (BA). Ele, que seria muito querido pelos amigos e colegas de corporação tanto da ativa quanto também da reserva, que passaram a realizar um trabalho de buscas e levantamento de informações juntamente com a equipe do CATTI-ES da 8ª COORPIN por determinação do coordenador, o delegado Dr. Ricardo Amaral. Que durante as investigações iniciais, apontavam que ele poderia ter sido levado para o Estado do Espírito Santo por suspeitos, graças às ferramentas de tecnologia hoje usadas pelas forças policiais (PC e PM), que acionaram os colegas das Forças Policiais do Espírito Santo (PC e PM), que também passaram a trabalhar no caso.

Equipes da Polícia Militar e Civil de Teixeira de Freitas através da 8ª COORPIN e do CPR Extremo Sul, com apoio do FICCO/BA (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), deslocaram-se para o Espírito Santo, onde se juntaram em uma ação conjunra com as corporações das Forças Policiais daquele estado, por meio da equipe do DHPP, Polícia Científica (DPT) de Nova Venécia (ES) e do departamento de inteligência da PMES que se dedicaram com todo apoio possível, com dedicação integral nas investigações para identificação e localização dos autores, na qual as investigações apontavam que possivelmente ele teria sido levado para aquele município. O trabalho conjunto das referidas Forças Policiais (PC e PM) de ambos os Estados foi possível identificar os autores da ação criminosa, que estavam de posse do veículo da vítima (Sargento Assis), o que levou a encontrar o seu corpo na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, dentro de uma área de vegetação, próximo ao aterro sanitário (lixão) no município Jaguaré – ES, onde foi feita a desova do corpo, o qual já teria sido morto antes pelos criminosos.

Os autores do crime foram identificados como sendo “Jeferson José da Silva”, sendo este quem teria realizado a locação do veículo da vítima (Sargento Assis), que estaria na companhia do comparsa “Tainan Pereira Basso”, que teriam cometido o crime. Que, segundo as informações, eles teriam sido presos na segunda-feira (27) pelos policiais da Força Tarefa já relacionados acima, sendo flagranteados no primeiro momento por receptação, pois estavam de posse do veículo da vítima, e que negaram inicialmente o envolvimento com o desaparecimento da vítima, porém, nesta terça-feira (28), em novo momento com os policiais, o criminoso “Jeferson José” acabou confessando o crime, com a participação do seu comparsa “Tainan Basso”, indicando o local onde o corpo estaria, chegando assim ao final das buscas pelo (Sargento Assis) cujo resultado lamentavelmente foi da constatação da sua morte por estrangulamento.

O corpo do Sargento “Francisco Assis” foi removido para o IML de Nova Venécia (ES), onde irá passar por exame de necropsia, sendo liberado posteriormente para familiares, que deverão trazer para a cidade de Teixeira de Freitas (BA), onde deverá ser enterrado, algo ainda que não foi confirmado, nem local do velório e o sepultamento, seguimos aguardando as informações. O Sargento “Assis” sempre dizia em oportunidades: “Eu nasci em Salvador, mas Teixeira virou a minha terra e a minha casa, aqui vou ficar até chegar a minha hora de ir desta vida para outro lugar perto de Deus”.

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando do CPR-ES, Coronel Paraíso, que teria determinado ao serviço de inteligência a dedicação total e exclusiva para a localização do (Sargento Assis) asdim, que teve conhecimento do seu desaparecimento, disse que a corporação está de luto pela passagem trágica e covarde da vida do “Sargento Francisco Assis”. A Associação dos Policiais Militares e Corpo de Bombeiros (APRATEF) também manifestou, por meio de Nota Pública, as condolências a todos os colegas que eram mais próximos do sargento “Assis”, bem como aos seus familiares e amigos pessoais, que todos estão neste momento de luto e dor pela passagem da sua vida.
A nossa equipe do Porta Netinhonews também estendemos as nossas condolências de pesar pela passagem da vida do nosso amigo “Sargento Assis”, este que combateu o bom combate durante o seu período na atividade da sua profissão, horando a sua farda, a sua história e a instituição da PMBA, mas que acabou sendo mais uma vítima de criminosos covardes, em momento de fragilidade física e já na em sua reservar (aposentadoria).
Netinhonews/Cloves Neto
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.

