Criança de 4 anos é transferida em UTI Aérea com urgência de Mucuri para Salvador

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu uma criança de 4 anos para Salvador em situação de urgência, com UTI aérea pediátrica. A paciente deu entrada durante a segunda-feira (13) no Hospital São José, distrito de Itabatã, sendo solicitada a remoção na terça-feira (14) para o Hospital Couto Maia em Salvador.

De acordo com o relatório médico, a paciente apresentou sintomas como febre e congestão nasal ainda no início do mês, sendo atendida pela atenção básica. Com o progredir dos sintomas, a família procurou atendimento no HSJ para Maylla Maria Farias Rodrigues. Na internação desta criança, outros sintomas surgiram e pela gravidade do quadro clínico, foi necessária a remoção para a capital do estado, em busca de tratamentos mais específicos.

Com uma série de sintomas, incluindo febre, cefaléia, fraqueza muscular progressiva e crises convulsivas, o histórico médico descreve, ainda, uma evolução dos sintomas, apesar do tratamento inicial, e sugere suspeitas de Síndrome de Guillain-Barré e encefalite.

Para melhor investigar o caso desta paciente, o Instituto Couto Maia dispõe das especialidades de um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), uma agência transfusional, serviço de reabilitação e de logística, e atendimento de urgência e emergência com ambulatório especializado. O Hospital tem mais de 170 anos atendendo casos a nível ambulatorial consultas nas especialidades de HIV/AIDS, hanseníase, infectologia geral e neuro-infectologia, bem como serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.

É importante ressaltar que a situação da criança é complexa e requer atenção médica especializada. Por isso, segue acompanhada e monitorada por profissionais, desde o atendimento no Hospital São José, durante sua remoção com a aeronave que decolou do Aeródromo da Suzano com suporte dos socorristas SAMU 192, e acolhimento no ICM.

Netinhonews/Redação

Fonte: Site/PMM



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 16 de novembro de 2023



Comentários