Lula e Lira discutem aprovação de PEC e emendas de relator; diz agora vai resolver o dialogo é tudo
A PEC da Transição foi o principal tema debatido em reunião entre o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o chefe da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), nesta quarta-feira, 30. De acordo com integrantes da base petista, Lira teria afirmado que a Casa aprovará o texto conforme for encaminhado pelo Senado.
Neste encontro, Lula voltou a defender a aprovação da proposta como forma de garantir o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família. O futuro chefe do Executivo teria reafirmado o compromisso de assegurar a alimentação da população brasileira ao menos três vezes por dia, como exaustivamente prometido em sua campanha eleitoral.
Lira não deve se opor à proposta e avançou que o texto seria aprovado nos moldes em que saísse do Senado. Em contrapartida, ele espera a liberação de recursos para atender as emendas de relator ainda em 2022. Esses recursos, utilizados como moeda de troca em negociações com o Palácio do Planalto, fortalecem o petista, que tem planos de se reeleger à frente da Câmara.
Atualmente, cerca de R$ 7,8 bilhões em emendas encontram-se bloqueados. Aliados de Lira afirmam que ele tem sido cobrado pela liberação desses recursos, que são uma promessa dele a deputados reeleitos, já no fim deste ano.
A aprovação da PEC na Congresso deve abrir caminho para o aumento de gastos por apenas dois anos. Este é o prazo que tem sido negociado com o Senado, onde o texto começará a ser tramitado antes de ser oficializado pela Câmara.
Netinhonews
Fonte: Site/A Tarde – Bahia
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Entre em nosso grupo e fique bem informado.