PSOL terá candidatura própria e o partido Rede na Coligação: Foi lançado oficialmente o Cientista SocialKleber Rosa como candidato ao governo da Bahia

Foto: Eric Luis Carvalho/g1

O PSOL da Bahia aprovou em convenção estadual, nesta sexta-feira (29), a escolha de Kleber Rosa (PSOL) como candidato ao governo do Estado. No evento, foi também confirmado o nome de Ronaldo Mansur (PSOL) como candidato a vice e a candidatura coletiva para o Senado, liderada por Tâmara Azevedo. A chapa tem a Rede como partido coligado em federação. A oficialização do nome de Kleber Rosa foi realizada em um espaço no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, nesta sexta, final da segunda semana do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Eric Luis Carvalho/g1

Cientista social e professor, Kleber Rosa tem 48 anos e vai disputar uma eleição pela primeira vez, e que falou  em  seu discurso: “Enquanto os outros candidatos disputam quem fez as melhores obras, nosso povo mora debaixo do viaduto. Nosso foco é a inclusão social. Sou o candidato mais desconhecido e mesmo assim pontuando. Acho que a medida que fomos nos tornando mais conhecidos, vamos crescer”. Disse o candidato.

Foto: Eric Luis Carvalho/g1

Na chegada ao evento, Kleber Rosa foi cumprimento por apoiadores e conversou com a imprensa. Candidato da Federação Rede-PSOL na Bahia, Kleber Rosa defende a candidatura do ex-presidente Lula para a presidência da República. Essa é a primeira vez desde sua fundação em 2004, que o PSOL não terá candidato próprio à presidência da República.

Foto: Internet

No evento desta sexta, o candidato a vice Ronaldo Mansur também discursou: “Temos uma chapa que é a cara da Bahia. Quero saudar a nossa parceria com a Rede e todos integrantes do PSOL”, disse Mansur. Natural de Alagoinhas, Ronaldo é técnico em Meio Ambiente e Assistente Administrativo, concorreu ao cargo de vice-governador em 2014, na chapa com Marcos Mendes (PSOL), e a deputado federal, em 2018. Também já presidiu o PSOL na Bahia.

Foto: Eric Luis Carvalho/g1

A federação também oficializou no evento desta sexta a candidatura coletiva para o Senado. Tâmara Azevedo é a representante da chapa, que ainda tem como candidatos a “co-senadores” Zem Costa e Prof Max. Apesar de federados com a Rede, todos os integrantes da chapa são do PSOL. Tâmara Azevedo é cientista social, ambientalista e gestora pública.

Foto: Eric Luis Carvalho/g1

Cientista Social graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em “Educação Inclusiva e Diversidade”, mestre em “Educação de Jovens e Adultos” (EJA) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor de Sociologia da Rede Estadual de Ensino, investigador da Polícia Civil e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo. Ele é ativista do movimento negro, e participou das manifestações que lutaram pela implementação das cotas raciais na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB), Secretário de Comunicação do PSOL e dirigente nacional também do Partido Socialismo e Liberdade.

 

Fonte: G1-Bahia/Por Eric Luis Carvalho e Maiana Belo



Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do NetinhoNews no seu WhatsApp.

Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO
Publicado em 29 de julho de 2022



Comentários